CM realiza capacitação sobre doença que pode causar cegueira

capacitacao tracoma cm1

 

O município de Cândido Mota recebeu nesta sexta feira, dia 7, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde formada por integrantes especializados em tracoma.

Trata-se de doença dos olhos que ocorre principalmente nas crianças. O tratamento é fácil, e caso não seja seguido corretamente, com o passar do tempo pode prejudicar a visão e levar também à cegueira. O Ministério da Saúde tem como meta eliminar o tracoma como causa de cegueira até o ano de 2020, e para isso vem realizando um trabalho de prevenção e tratamento.

 

capacitacao tracoma cm2

 

“Tivemos o privilégio de ser o primeiro entre as 25 cidades que irão realizar a capacitação. O plano é a eliminação do tracoma como causa de cegueira no Estado de São Paulo. São profissionais altamente qualificados para tratar do assunto e capacitar nossa equipe de 30 profissionais, que farão o trabalho aos sábados”, disse a secretaria de Saúde de Cândido Mota, Amanda Mailio Santana.

 

capacitacao tracoma cm3

 

O prefeito Roberto Bueno, que acompanhou uma etapa da capacitação, também falou da importância do município receber a capacitação. “Temos profissionais excelentes e isso reflete nos setores em nível estadual, possibilitando este tipo de ação. Agradeço a oportunidade oferecida a Cândido Mota e também a confiança em nossos profissionais”, disse o prefeito.

 

capacitacao tracoma cm4


Cronograma
Depois da abertura realizada pela secretária Amanda Mailio e a diretora da Vigilância em Saúde Talita Franciscani, as apresentações teóricas começaram com a médica Meire Bertolacinni, especialista em oftalmologia, que falou sobre a transmissão e o tratamento e acuidade visual. Gisele Gutierres Ciciliato, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE XIII, apresentou o projeto e o plano de eliminação do tracoma e as fichas de atualização dos setores censitários.

 

capacitacao tracoma cm5

 

A enfermeira da Vigilância Epidemiologia Patrícia Morato Leite, da Secretaria de Saúde de Cândido Mota, falou sobre a educação em saúde com foco no tracoma. Nilsa Leite, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis, apresentou os questionários, os termos e a fichas que serão utilizadas no inquérito. Josiane Hilário Moreno, profissional do IEC, apresentou os mapas dos setores onde os trabalhos serão iniciados. Por fim, a pesquisadora Norma H. Medina, Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, detalhou as atividades, oferecendo suporte na capacitação e orientação dos trabalhos.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP