UBS Central de Cândido Mota recebe grande número de crianças no plantão ‘Saúde da Criança’

saude crianca2

 

Pensando em prevenção e promoção à saúde da criança, com diversão, a Secretaria de Saúde de Cândido Mota realizou o plantão da ‘Saúde da Criança’ no último sábado, dia 6, na UBS Central. As atividades foram realizadas na parte de manhã e contaram com grande adesão de pais e responsáveis, que levaram as crianças de 0 a 12 anos para participarem. Entre as ações, estavam o preenchimento de guia de marcadores nutricional, antropometria, com pesagem e medida, regularização da carteira vacinal, exame oftalmológico e saúde bucal.

 

saude crianca6

 

Segundo a secretária de Saúde Amanda Mailio, ‘existia uma demanda de consulta oftalmológica de crianças que já haviam sido encaminhadas e o plantão serviu para zerar esta demanda’. “O atendimento foi realizado pelo doutor Ossires Maia Júnior e equipe, e com muito sucesso”, disse Amanda Mailio.

 

saude crianca1


Ela falou também dos marcadores nutricionais, explicando que com o mapeamento, a secretaria irá gerenciar e promover ações tratando especificamente o assunto. “Temos relatórios com índice de vacinação em atraso com aproximadamente 21% de crianças de 0 a 5 anos e dentro das condicionalidades do programa Bolsa Família, a cobertura de antropometria está em torno de 32%”, frisou a secretária. E concluiu: “Obrigada prefeito Roberto Bueno, pela confiança e total apoio, obrigada população que sempre colabora e participa das ações e obrigada a toda equipe e funcionários da Saúde que estão sempre à frente fazendo a promoção, prevenção e a diferença na vida das pessoas.”

 

saude crianca3

 

A coordenadora da ‘Atenção Básica da Saúde’ de Cândido Mota, Larissa Silva Matiolli Martins, explicou que a equipe imaginou ações que pudessem atrair as crianças. “Pensamos em formas de atrair o maior número de crianças à campanha com diversão. Tivemos a ‘carreta da alegria’, que foi um sucesso entre a garotada e a família, já que eles acompanhavam as crianças. Foi muita diversão e, além disso, a apresentação de teatro com a companhia ‘Papo de Boneco’, da Estratégia Saúde da Família da vila Prudenciana de Assis, que faz promoção e prevenção de uma forma divertida e lúdica. Para que a criança pudesse passear na carreta, ela precisava apresentar a carteira de vacina, pesar e medir, e estar acompanhada de um responsável maior de 18 anos”, disse.

 

saude crianca4

 

Por sua vez, o prefeito Roberto Bueno, que acompanhou toda a manhã de plantão e conversou com muitos pais, disse da satisfação de proporcionar a ação. “É muito bom vermos a alegria da criança participando do dia da alegria e ouvir dos pais e responsáveis que este tipo de promoção é muito importante. O exame oftalmológico foi de extrema importância, principalmente por zerar a demanda entre as crianças. Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a equipe da Secretaria de Saúde por mais este evento de prevenção e promoção à saúde”, finalizou.

saude crianca5

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP