Cândido Mota realiza vacinação de cães e gatos neste sábado na ‘praça Três Cantos’

vacinacao caes gatos1

 

As pessoas que ainda não levaram seus cães e gatos para a vacinação antirrábica, poderão fazer no próximo sábado, dia 6, das 8 às 13h, na praça ‘Três Cantos’, em Cândido Mota. Os profissionais da Secretaria de Saúde estarão de plantão no encerramento da campanha. “Aproveitem a última oportunidade, já que a campanha que inclusive já havia sido concluída, terá mais esta data”, falou a diretora da Vigilância em Saúde, Talita Franciscani. “É responsabilidade do proprietário do animal manter a vacinação antirrábica em dia, uma vez que ela é obrigatória e fornecida gratuitamente”, prosseguiu.
Ainda segundo a diretora da VS, somente devem ser imunizados contra a raiva cachorros e gatos com idade superior a 3 meses. “Animais doentes ou fêmeas que estejam na fase final de gestação não devem ser vacinadas. A vacina é aplicada com seringas e agulhas descartáveis, não causando nenhum risco ao animal. O proprietário recebe comprovante de vacinação, válido por um ano”, falou.

 

vacinacao caes gatos2


A secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana, lembrou que ‘a raiva mata’.

Ela é transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e virem a contrair a doença”, disse.

E completou: “A raiva humana em regiões urbanas, é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos. No dia da vacinação, os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. Pedimos aos pais que evitem deixar os filhos levar os animais, como forma de prevenir acidentes”.

 

vacinacao caes gatos3


O prefeito Roberto Bueno falou da importância da ação. “A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Aproveitem a oportunidade em que os profissionais da Vigilância em Saúde, que são capacitados para a execução da vacinação, estarão em plantão de encerramento”, disse o prefeito. Ele aproveitou para agradecer a parceria com a Etec ‘Professor Luiz Pires Barbosa’, com a participação de alunos que realizaram o preenchimento das carterinhas e planilha de quantidade de doses aplicadas.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP