Conferência sobre alzheimer reúne grande público na ‘Terceira Idade’ de Cândido Mota

diad rigolin1

 

A conferência ‘Doença de Alzheimer – Abrace esta Causa’, realizada na noite de terça-feira, dia 18, no Clube da Terceira Idade de Cândido Mota, atraiu um grande público. O palestrante Valdeci de Oliveira Santos Rigolin explicou por mais de uma hora sobre a prevenção e a conscientização da doença de Alzheimer. Realizado pela prefeitura de Cândido Mota por meio da Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade, o evento tratou o tema de uma forma simples, facilitando o entendimento das causas, consequências, tratamento e principalmente a prevenção da doença.

 

diad rigolin2

 

A inclusão do paciente de Alzheimer na família e na sociedade foi destaque nas palavras do conferencista. “Não podemos fazer tudo por todos, mas sempre podemos fazer algo por alguém”, disse Rigolin, que convocou todos para agregar e abraçar a causa. Ele destacou a importância do contato e do carinho de familiares de quem convive com o paciente de Alzheimer. Não apenas na relação de cuidado, mas também junto ao médico e outros profissionais de saúde, já que é muito importante a confiança entre médico, paciente e o cuidador, seja ele da família ou profissional.
De acordo com Valdeci Rigolin, a doença de Alzheimer age lentamente na mente e no corpo, levando a pessoa, aos poucos, a precisar de ajuda. “A dependência aumenta até que o doente fique completamente necessitado de ajuda. Ele perde a vontade de fazer atividades e necessita de estimulo para realizar atividades que ainda consegue fazer”, explicou.

 

diad rigolin3

 

Após a palestra, Rigolin respondeu a várias questões dos participantes, e pelas perguntas realizadas pelo público da conferência, a preocupação é uma constante em muitas famílias. Muitos falaram de casos na família ou de conhecidos. Alguns levaram exames para mostrar ao médico como se estivessem em uma consulta e ele prontamente atendeu um a um.

“Mais uma pra conta da prevenção realizada com sucesso. Desta vez foi ‘Setembro Lilás’, mês da conscientização e prevenção da doença de Alzheimer, ministrada pelo doutor Rigolin. O enfoque principal foi fazer com que todos os presentes, população em geral, idosos, jovens, entidades, instituições, alunos, professores, profissionais da saúde, autoridades e outros pudessem ‘abraçar esta causa’, orientando sobre a doença que tem aumentado a cada dia. Como ele disse, ela não tem cura, mas tratamento; podemos proporcionar a sensibilização da família em relação ao envelhecimento, o combate ao preconceito e o diagnóstico precoce, para dar uma melhor qualidade de vida ao paciente com doença de Alzheimer. Tivemos uma brilhante e rica noite de conhecimentos”, destacou a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana.

 

diad rigolin4

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade Neia Bueno, agradeceu a presença do público e do médico Rigolin. “Foi muito bom ver que famílias estavam presentes e puderam tirar dúvidas e ver que o que estão passando em casa com algum paciente pode ser tratado com carinho, atenção e que a prevenção é o melhor caminho. Entregamos ao doutor uma cesta com pães que foram confeccionadas pelas alunas do curso do Polo da Padaria Artesanal do Fundo Social, realizado no distrito do Frutal do Campo, no mesmo dia da palestra. O pão simboliza a família e é exatamente isso que significa o abraçar a causa que ele tanto fala”, disse Neia Bueno.

O presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Nicodemos Guedes, o ‘Carlos Gordo’, disse da importância do evento. “É um prazer receber o doutor Rigolin para esta palestra na nossa cidade. Parabéns à prefeitura por proporcionar este momento tão importante para os cidadãos”, disse.

O prefeito Roberto Bueno fez um breve agradecimento e entregou certificado de participação nas atividades do ‘Setembro Lilás’, que vem sendo realizada em prevenção à doença. “Não preciso falar muito, basta ver o quanto é importante o tema e a presença de tantas pessoas. O doutor Rigolin nos falou o quanto tinha ficado satisfeito e honrado pela conferência na nossa cidade e percebeu o engajamento de todos. Uma conferência preparada com muito carinho e dedicação por todos os envolvidos. A presença de representantes de tantas entidades, vice prefeito José Angelo, presidente da Câmara Carlos Gordo e o vereador David Vieira, alunos, enfim, não dá pra nominar. Só posso agradecer a todos”, frisou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP