Alunos da ‘Helena Pupim Albanez’ ‘viajam na história’ em visita à biblioteca

alunos visitam biblioteca4

 

O silêncio da Biblioteca Municipal ‘Lucilene Gargel Yera’, em Cândido Mota, foi quebrado na manhã de sexta-feira, dia 14, com a presença dos alunos do 1º ano da escola municipal ‘Helena Pupim Albanez’. Eles fizeram uma visita à unidade acompanhados das professoras Tatiane de Moraes e Ivone Aparecida da Silva. Cada olhar e cada gesto mostravam a curiosidade não só com livros, mas principalmente com o arquivo fotográfico que conta a história de Cândido Mota.
Muitos dos alunos encontraram seus antepassados, já que ouviam sobrenomes que eram conhecidos nas suas histórias e isto o deixavam muito alegres e falantes. Outro detalhe que chamou a atenção dos alunos foi o livro de registro de impostos de 1927. Não só pelo tamanho, peso, mas pela letra que era como um desenho de tão perfeita.

 

alunos visitam biblioteca1

 

Os alunos e as professoras foram recebidos pelos de funcionários da biblioteca e pela diretora de Departamento de Cultura, Luciane Caron. Ela explicou os detalhes que fizeram com que os alunos viajassem e conhecessem a história do nascimento do município em uma aventura através de décadas pelas fotos.

As professoras Tatiane e Ivone falaram da importância da atividade extraclasse. “A visita à Biblioteca Municipal enriqueceu os estudos da turma sobre as mudanças e marcas nas paisagens provocadas pelo tempo através da observação das fotografias expostas no local. Oportunizou ainda que conhecessem curiosidades sobre a cidade em que vivem”, disseram as professoras.

 

alunos visitam biblioteca2

 

‘Brilho nos olhos’

Luciane Caron descreveu a visita dos alunos. “O brilho nos olhos dos pequenos diante da estória foi marcante, convidá-los para entrar na máquina do tempo e mostrar a cidade no início dos tempos foi como jogar o famoso ‘pó-de-pirlimpimpim’, foi mágica pura. O contato com o livro de impostos, tocar as folhas gigantes, poder ver o desenho das letras e conseguir ler as tais letras que nunca haviam visto, comparar o livro de impostos ao livro mágico do Harry Potter, fez o que uma biblioteca tem por objetivo principal, o mundo dos sonhos e do conhecimento. Muitos visitavam a Biblioteca Municipal pela primeira vez. Enfim, é muito bom trazer as crianças à biblioteca, pois elas acrescentam vida real aos sonhos”, disse. A diretora disse que a direção da escola que quiser que seus alunos realizem a visita, basta agendar através do telefone (18) 3341-6657, ou na rua Ângelo Pípolo, 415.

O secretário Celso Josepetti destacou o papel da biblioteca municipal. “A biblioteca ajuda na formação de novos leitores, mas para ela exercer este papel, é preciso acervo não só de livros, mas de ações que tragam as crianças para este espaço. É isto que estamos buscando e esta visita é o sinal positivo”, disse o secretário.

 

alunos visitam biblioteca5

 

O prefeito Roberto Bueno destacou que há um grande público que procura a biblioteca, estudantes ou não, pessoas que gostam e sentem prazer pela leitura. “Você olha para estes quadros e vê a história de Cândido Mota. Este livro de lançamento de impostos de 1927, fez 91 anos, foi doado pelo ex-prefeito Lourival José de Almeida, em 1978. São muitos os detalhes que nos trazem à biblioteca e é isso que queremos resgatar. São pessoas que procuram a biblioteca para pesquisa, para uma leitura ou simplesmente para ver a história contada em fotos na parede”, comentou Roberto Bueno. E complementou: “Parabéns às professoras Tatiane e Ivone pela iniciativa e convidamos a todas as escolas municipais, estaduais ou particulares para que levem seus alunos e conheçam o acervo”.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP