Cândido Mota oferece palestra sobre alzheimer no ‘Setembro Lilás’

setembro lilas divulgacao3

 

No próximo dia 18, na sede do Clube Renascer da Terceira Idade, às 19h, o professor e pesquisador do Centro de Estudos do Envelhecimento, Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina de Marília, médico geriatra membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. Valdeci de Oliveira Santos Rigolin – da Clínica Rigolin Envelhecimento e Geriatria de Marília, estará em Cândido Mota realizando a palestra ‘Doença de Alzheimer – Abrace está causa’.

 

setembro lilas divulgacao1

 

A palestra é gratuita e voltada para o público em geral que tenha interesse no assunto, como cuidadores, parentes de pessoas que têm a doença, estudantes e médicos. A iniciativa faz parte do ‘Setembro Lilás’, mês de conscientização sobre a doença de Alzheimer, e é organizada pela Prefeitura de Cândido Mota, por meio da Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade.

Com mais de 20 anos de experiência e ativismo da causa, Rigolin explica que os estudos mais recentes projetam a incidência de Alzheimer na proporção entre 1 e 2% para a população a partir dos 60 anos. Na faixa etária a partir de 70 anos, este percentual já fica entre 2 e 3%. Nas pessoas que já completaram 80 anos, a doença ocorre em pelo menos 5% dos indivíduos.

 

setembro lilas divulgacao8

 

O enfoque principal da palestra é a prevenção da doença, já que o Alzheimer é uma doença incurável, mas que pode ser prevenida e tratada. A doença de Alzheimer afeta três grandes áreas da vida: coordenação motora, capacidade cognitiva e comportamento social. O isolamento dos pacientes é apontado por especialistas como um dos principais problemas na atualidade.

 

setembro lilas divulgacao5

 

A secretária municipal de Saúde, Amanda Mailio Santana, falou do ‘Setembro Lilás’. “Na paleta de cores do Ministério de Saúde, o Lilás é a cor da prevenção da doença do Alzheimer, e mais uma vez usamos o laço no Portal de Cândido Mota para lembrar a importância da prevenção. Mais uma vez queremos promover ações que visem debater o tema. Com o crescimento de expectativa de vida o numero de pessoas com a doença também tem aumentado, e com isso está entre as dez principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Por isso a importância de falar sobre prevenção e o diagnóstico, já que quanto mais cedo a pessoa descobrir a doença, melhor a evolução do tratamento”, falou a secretária.

O Fundo Social de Solidariedade está na parceria desta ação e participou da 4ª Ação Comunitária realizada no último domingo, dia 2, divulgando a palestra. “Estávamos no evento juntamente com as voluntarias do Fundo Social conversando com as pessoas e falando deste importante encontro com o médico Rigolin, que é especialista e tem realizado palestra em várias cidades.

uando falei com o doutor Rigolin ele me explicou que devemos nos conscientizar que temos que cuidar para manter a mente sempre saudável. Temos que trabalhar com a prevenção para que o mal que é a doença do Alzheimer não nos atinja”, disse Neia Bueno.

 

setembro lilas divulgacao6

 

O prefeito Roberto Bueno convidou a todos para participar da palestra. “Mais um movimento realizado tratando do assunto prevenção. O Alzheimer é uma doença que, como disse o doutor Rigolin, tem aumentado bastante e poderia ser evitada com a prevenção. Vamos abraçar esta causa e convidar os familiares, amigos e profissionais da área para que participem”, frisou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP