Mesmo com ‘Dia D de Vacinação’, Cândido Mota não consegue atingir meta do MS

dia d 18agosto1

 

No último sábado, dia 18, todas as Unidades Básicas de Saúde de Cândido Mota estiveram abertas das 9h até às 17h para imunizar crianças entre 12 meses a 5 anos incompletos, no Dia D de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil. Até sexta-feira, dia 17, somente 45,57% das crianças havia sido imunizada. A meta é atingir 95% do público-alvo de Cândido Mota até o fim da campanha, que vai até o próximo dia 31.

 

dia d 18agosto4

 

“Em Cândido Mota, o público alvo são 1.389 crianças. Com a prévia que a Vigilância Epidemiológica divulgou, após a realização do Dia D do ultimo sábado, 929 crianças receberam a vacinação, o que mostra que estamos com uma cobertura de 66,9%, ou seja, baixa e muito preocupante, se analisarmos que a meta do Ministério de Saúde visa o ideal de cobertura vacinal de 95%”, explicou a secretária municipal de Saúde, Amanda Mailio Santana.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com o Rotary Club de Cândido Mota. “É sempre um prazer estarmos em parceira com o Rotary Club. Obrigada a cada um dos integrantes que desde cedinho já estavam na unidade de saúde nos dois dias de mobilização, 4 e 18 de agosto, que foram dias intensos de campanha. Conseguimos, além da prevenção, fazer a diferença para as crianças”, continuou a secretária.

 

dia d 18agosto6

 

A professora Suely Marroni, integrante do Rotary Club de Cândido Mota, que sofreu paralisia infantil, usou as redes sociais para chamar a responsabilidade dos pais e responsáveis para a necessidade e importância da vacinação. Ela escreveu ‘Prefere vacinar seu filho ou que ele fique como eu? Eu tive pólio!’.

Sensibilização

 

dia d 18agosto2


O depoimento de Jaqueline Manzini de Oliveira que, acompanhada do marido Rogério Martins, levou o filho Miguel para receber a vacinação, mostra a responsabilidade que pais e responsáveis têm que ter pela criança. “Hoje estivemos no posto de saúde de Cândido Mota para a vacinação do nosso filho Miguel, de 4 anos e 8 meses. Eu podia jurar que iríamos ficar horas na fila esperando para o nosso pequeno ser vacinado, mas felizmente e para minha surpresa, não foi assim… Chegamos e havia somente três crianças em nossa frente, pudemos conversar um pouco com as funcionárias do posto de saúde e tive a curiosidade de perguntar qual foi o percentual atingido até agora nessa campanha. Infelizmente elas me responderam que apenas de 45%!”, disse, preocupada.

 

dia d 18agosto3


E prosseguiu: “Fico me perguntando… Será que os pais não têm preocupações com a saúde de seus filhos? Será que esses pais não têm acesso às informações de quão graves são essas doenças? Pais, acordem! Graças a Deus temos em nosso posto de saúde essas vacinas, esse meio de prevenir que nossos filhos tenham problemas graves ou até mesmo que não tenhamos mais eles aqui conosco. Agradecemos pela preocupação dos responsáveis pela saúde em não deixar faltar esse benefício em Cândido Mota”, desabafou Jaqueline Manzini.

 

dia d 18agosto

 

O prefeito Roberto Bueno lembrou que a campanha termina dia 31 de agosto. “Temos somente nove dias úteis para terminarmos a campanha e sabemos que a vacina é o meio mais eficaz de prevenção, por isso solicitamos aos pais ou responsáveis que procurem a unidade de saúde mais próxima da residência durante a semana observando os horários da sala de vacina de cada unidade da cidade e dos distritos. O depoimento da mãe do Miguel, a Jaqueline, mostra que como responsáveis que somos, devemos ficar atentos no calendário vacinal e se tivermos dúvida, procurar a unidade de saúde para esclarecer. Assim protegeremos nossas crianças contra muitas doenças graves e principalmente estas que não deveriam estar preocupando o país como estão”, falou Roberto Bueno.

Ainda dá tempo

 

dia d 18agosto5

 

A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Talita Franciscani lembrou que a campanha termina no dia 31 e que os pais ou responsáveis precisam apresentar a carteira vacinal e o cartão Sus e que as salas de vacina atendem de segunda-feira a sexta-feira, nos seguintes horários:

• UBS Central: 8h às 11h e da 13h às 16h.

• UBS Jardim Aeroporto: 8h às 12h.

• UBS São Judas: 8h às 13h.

• ESF Nova Alexandria: 8h às 13h.

• ESF Frutal do Campo: 8h às 13h

• ESF Porto Almeida: 8h às 12h.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP