Cândido Mota debate ‘educação inclusiva’ e condições de interação entre alunos especiais

simposio inclusao0107

 

Os professores e funcionários da rede municipal de ensino de Cândido Mota participaram nestes dias 23 e 24, do I Simpósio de Educação ‘Educação Inclusiva – Aprendendo a Olhar’. Realizado pela prefeitura de Cândido Mota através da Secretaria de Educação e Cultura e apoio da editora ‘Brasil Cultural’, o objetivo foi sensibilizar os participantes sobre a importância de inclusão dos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais, para que todos os profissionais envolvidos no processo de inclusão ampliem suas concepções e comprometam-se em assegurar melhores condições de interação e desenvolvimento global dos alunos.

 

simposio inclusao0101

 

simposio inclusao0106

 

Na abertura estavam presentes o prefeito Roberto Bueno, secretários municipais Celso Josepetti (Educação e Cultura); Antonio Valmir Sachetti (Negócios Jurídicos); Adilson Magrinelli (Administração) e Rosângela Néspolo de Andrade (Assistência Social), os vereadores David de Oliveira, David Vieira e Lu Zanchetta, a diretora da Apae Maria Inês Cimó Fortuna, o diretor pedagógico da Editora Brasil Cultural, Leandro Wendel, além de representantes de conselhos municipais, diretoras das escolas estaduais, particulares e representantes da comunidade.

 

simposio inclusao0102

 

simposio inclusao0108

 

O secretário Celso Josepetti, ao abrir o simpósio, destacou a importância do tema. “Cabe ao poder público oferecer uma educação que humaniza, contextualizando temas de grande importância para a sociedade que tanto procura por mudanças estruturais. Deve-se trabalhar valores éticos e morais, afetividades e humanização, relacionamentos interpessoais, gestão emocional e clima organizacional para uma educação de qualidade”, falou o secretário.

O vereador David Vieira, presidente da Comissão de Educação e representando a Câmara de Vereadores, disse que o ‘evento tem grande valia e o tema é muito importante’. “A importância da inclusão é discutida no mundo todo e ela está ligada a diversos fatores e a educação é a maior.

Parabéns aos organizadores e participantes; e nós vereadores não poderíamos deixar de prestigiar”, frisou.

 

simposio inclusao0110

 

O prefeito Roberto Bueno desejou um ótimo evento a todos. Ele disse ‘se sentir muito honrado em participar do momento’. “Quero cumprimentar a todos vocês que estão aqui, os organizadores, professores, vereadores, representantes de entidades, conselhos, enfim, dizer que o tema ‘Educação Inclusiva – Aprender a Olhar’ foi de extrema importância e tem que ser trabalhado todos os dias”, destacou o prefeito.

 

simposio inclusao0103

 

simposio inclusao0105

 

Programação variada


Na programação do simpósio, havia palestras com nomes de especialistas nos assuntos debatidos, como a professora Ana Cláudia dos Santos, neuropsicóloga, que apresentou o tema ‘Aprender a Olhar – Inclusão’, e a professora Maria Eduvirges Guerreiro Leme, especialista em deficiência mental, que falou sobre ‘Desafios do Autismo’.

Além de palestras, o evento teve apresentação cultural com alunos da Apae de Cândido Mota, do poeta cândido-motense Eder Rafael Araujo, que recentemente lançou o livro de poesias ‘Eu no mundo que Sou no mundo que é em mim’; Vivências na Educação Especial pela Apae; apresentações musicais com a dupla Lilian e Nivian, acompanhadas no violão por Nelson Bernardes, apresentação solo de viola caipira com Clóvis Barbosa e o músico Will Hostins, com repertório eclético; apresentação com alunos da rede municipal.

 

simposio inclusao0104

 

Fechando a programação, as professoras das salas de recursos multifuncionais de Cândido Mota fizeram um bate papo com o tema ‘Compartilhando saberes e experiências educativas nas salas de recursos multifuncionais’.
A diretora de Cultura de Cândido Mota, Luciane Caron, comentou sobre a emoção em participar do evento. “Todas as expectativas para este 1º Simpósio foram superadas, tanto no aspecto formativo quanto no aspecto cultural. Fizemos tudo de forma coesa para que a todo instante a afetividade fosse ressaltada, a emoção esteve à flor da pele durante as apresentações, a dança dos alunos da Apae nos remeteu à certeza que estamos no caminho certo, tudo pode ser superado quando existe acima de tudo, muito amor naquilo que se faz”, disse.

E completou: “Existe uma estrofe do poema ‘Imperfeito’, do poeta Eder Rafael, que diz ‘Agora se afaste dois passos atrás e olhe com outros olhos a figura, busca ver com um pouco de ternura, aquilo neste rosto que lhe apraz.’ É assim… Precisamos aprender a olhar e deixar nossos preconceitos morrerem definitivamente dentro de nós”.

 

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP