Curso iniciado em Cândido Mota oferece dicas do mercado de trabalho a participantes

time emprego1

 

Foi iniciado nesta semana, o curso ‘Time do Emprego’, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, a Sert, em parceria com a prefeitura de Cândido Mota através do Posto de Atendimento ao Trabalhador, o Pat. Com 20 participantes maiores de 16 anos, o curso está acontecendo na sede da Biblioteca Municipal ‘Lucilene Gurgel Yera’ e ministrado pelos capacitadores Luiz Augusto da Silva e Márcia Ferreira de Oliveira Marques.

Os funcionários do Pat de Cândido Mota se tornaram capacitadores após realizarem cursos no município de Marília, quando se tornaram facilitadores, como são chamados os profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos no ‘Time de Emprego’. No curso do Time do Emprego, durante 12 encontros, com quatro horas diárias, os facilitadores, apresentarão técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.
Segundo eles, ‘o Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais’. “O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência, a procura conjunta por uma oportunidade, preparar seu currículo, se apresentar em entrevistas, participação de dinâmicas, preencher formulários, estabelecer metas de trabalho e vida, fazer planejamento financeiro e conhecer o mercado de trabalho”, disseram.

 

time emprego2

 

Capacitação
Na abertura do curso, a secretária de Governo, Beatriz Flaviane dos Santos Riedo, representando o prefeito Roberto Bueno, desejou um ‘ótimo curso aos participantes e aos facilitadores’. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e requer capacitação e uma série de fatores que fazem a diferença, principalmente na busca do primeiro emprego. Entre estes fatores, a abordagem, o currículo, enfim, detalhes que farão diferença entre tantos que estarão em busca da mesma vaga no mercado de trabalho. Bom curso a todos e também aos facilitadores Luiz e Márcia, que possam transmitir tudo o que o ‘Time do Emprego’ oferece. São profissionais qualificados e que com certeza passarão os conhecimentos aos participantes”, desejou Beatriz Flaviane.
A idade mínima para o curso é de 16 anos e é isto que se viu na turma composta por 20 pessoas. Todavia, uma aluna fez a diferença entre todos, que foi a professora aposentada Santina Carvli. “Para mim, mesmo sendo o primeiro encontro, já digo que está sendo especial. Olho para meus colegas do curso e encontro ex-alunos e me lembro de dizer a eles que sempre procurassem a qualificação, conhecimento e agora estamos juntos aqui”, disse.
E completou: “Nunca montei um currículo e agora vou aprender a fazer. Eu nunca perdi a vontade de aprender e espero que todos eles aproveitem o máximo, pois eu com certeza farei isso. Uma coisa que eu gostaria também de destacar é a maneira como os facilitadores tratam do assunto. A gente percebe o quanto são capacitados para a função. As vezes temos perguntas que são consideradas bobas, mas eles nos mostram a importância daquela dúvida”, declarou Santina.

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP