CM promove capacitação do ‘Amamenta e Alimenta Brasil’

capacitacao amamenta alimenta1

 

A prefeitura de Cândido Mota, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou na manhã de sexta-feira, dia 29, na Unidade Básica de Saúde ‘São Judas’; a capacitação ‘Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil’. Participaram profissionais da UBS ‘São Judas’, ESF Nova Alexandria, Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde.

O ‘Amamenta e Alimenta Brasil’ é uma iniciativa do Governo Federal, que visa a promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem o objetivo de capacitar profissionais da área para que acolha, oriente e incentive o aleitamento materno e a alimentação saudável para crianças menores de dois anos.

A capacitação foi ministrada por tutores que haviam sido formados pela coordenadora estadual das Ações de Alimentação e Nutrição - São Paulo, Adriana Bouças Ribeiro. São elas: Conceição Aparecida Almeida dos Santos, Larissa Silva Matiolli Martins, Patrícia Marisa Morato Leite e Simone Nogueira Bahia.

 

capacitacao amamenta alimenta2


Foram realizadas oficinas, com simulações de atendimento as mães que estão amamentando, apresentação de conteúdo e conclusão com novas propostas de ações a cerca do assunto com objetivo de criar um olhar ainda mais sensibilizado.
A coordenadora da ‘Atenção Básica da Saúde’ de Cândido Mota e tutora, Larissa Matioli, explicou que as capacitações serão realizadas com funcionários de todas as unidades de saúde da cidade e Estratégia Saúde da Família dos distritos. “O objetivo é desenvolver atividades sobre aleitamento e ter um fluxo de atendimento estruturado para atender crianças menores de dois anos. Além disso, criar um plano de ação para adequar o atendimento da unidade com a realidade do bairro no qual a UBS presta serviço”, explicou Larissa Matiolli.

 

capacitacao amamenta alimenta3

 

A secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana, que acompanhou a capacitação, disse: “Procuramos sempre desenvolver ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno, uma das fontes de nutrientes mais eficazes aos bebês até os seis meses de vida. O aleitamento é considerado padrão ouro de alimentação para crianças pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e essencial para as crianças até dois anos, pois reforça a proteção contra infecções, diarreias e alergias, reduzindo a mortalidade infantil. Todo esforço nesta questão é absolutamente positivo”, disse a secretária, que lembrou: “foi realizado no ano passado e será realizado neste também a programação do ‘Agosto Dourado’, visando o incentivo ao aleitamento materno, com diversas ações voltada ao reforço da consciência sobre os benefícios da amamentação”.

 

capacitacao amamenta alimenta4

 

O prefeito Roberto Bueno destacou a importância da capacitação e formação das tutoras: “como bem lembrou a secretária Amanda Mailio, a preocupação com a amamentação é uma constante. Temos grandes profissionais na área que já desenvolvem um grande trabalho com o programa ‘Nascer e Crescer Saudável’ e estas iniciativas criadas no ‘Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil’ irão integrar e melhorar ainda mais o atendimento nesta fase tão importante”, finalizou Roberto Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP