CM realiza ações para eliminar tracoma até 2020

inquerito tracoma3

 

A Prefeitura de Cândido Mota, através da secretaria municipal de Saúde, está realizando um trabalho estabelecido pelo Ministério da Saúde, que tem como meta eliminar o tracoma como causa de cegueira até o ano de 2020. Para isso, vem realizando trabalho de prevenção e tratamento através do censo, que consiste em busca ativa de crianças, na faixa etária de 1 a 9 anos, em suas residências, que foram selecionadas através do Censo de 2010.

 

inquerito tracoma1

 

Por conta do alto índice da doença encontrada nas crianças matriculadas nas escolas municipais e estaduais de Cândido Mota, no dia 9 deste mês, os funcionários da Secretaria de Saúde do município de Cândido Mota saíram às ruas, em busca dessas crianças em suas residências.
Dando continuidade ao trabalho, no último sábado, dia 23, duas equipes capacitadas, iniciaram o inquérito na vila Pires e examinaram oito famílias.

 

inquerito tracoma2

 

 

“O inquérito tem como objetivo a busca de pacientes com o tracoma para realizar tratamento. Lembrando que no censo a escolha dos quarteirões/bairros foi realizada pelo Ministério da Saúde”, explicou a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana.

“Durante o trabalho realizado identificamos pessoas que já tiveram a doença e que apresentaram cicatrizes em suas pálpebras e pessoas que possuem dificuldades visuais. Ficamos satisfeitas com o primeiro contato com a população, pois eles nos receberam muito bem, abrindo suas residências para que pudéssemos realizar o nosso trabalho. No próximo sábado, dia 30, continuaremos o nosso trabalho na Vila Pires”, informou a enfermeira da Patrícia Morato Leite, que faz parte da equipe.

 

inquerito tracoma4

 

O tracoma é uma inflamação crônica da conjuntiva e da córnea causada pela bactéria Chlamydiatrachomatis. Nos períodos iniciais, o tracoma aparece em forma de conjuntivite folicular, com hipertrofia papilar e infiltração inflamatória. Quando a doença evolui, e nos casos mais graves, as cicatrizes se confluem, podendo deformar a pálpebra onde surge a triquíase. Estas lesões podem produzir abrasões nas córneas e consequentemente levar a perda da visão.

A secretária Amanda Mailio explicou que o estudo da situação do tracoma em áreas de risco epidemiológico vai mapear a situação, realizar exames, diagnóstico e tratamento. “Todas as moradias contempladas que possuem as crianças na faixa etária de 1 a 9 anos serão visitadas, e todos os moradores residentes examinados em busca da doença, incluindo a acuidade visual” frisou.

 

inquerito tracoma5


Segundo relatou, a ideia não é apenas traçar o perfil epidemiológico da doença, mas também intervir nos casos identificados, com ações educativas, orientando sobre a prevenção da doença a partir de procedimentos de higiene simples, como o hábito de lavar o rosto e não usar toalha de banho, lençol ou fronha de forma compartilhada com outros membros da família, além de realizar o tratamento com a medicação necessária.

O prefeito Roberto Bueno, que acompanhou uma etapa da capacitação dos profissionais cândido-motenses, falou da importância da ação. “Solicitamos à população que continuem recebendo os profissionais da saúde que estão realizando o trabalho, e que tem como objetivo maior evitar que pessoas venham a ter problemas futuros de visão”, concluiu Bueno.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP