Parceria com Civap traz triturador de entulho da construção civil a CM

trituradora entulho1

 

Neste dia 19, o município de Cândido Mota recebeu, através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o Civap, máquina de triturar entulho da construção civil. Trata-se de material que quando descartado no aterro controlado, consome grande volume do seu espaço. “Com o auxílio desta máquina podemos processar este material de maneira correta e aproveitá-lo para a manutenção de estradas e acessos rurais, assim beneficiando os produtores rurais, que giram em grande porcentagem a economia de nossa municipalidade”, explicou o prefeito Roberto Bueno. 

 

trituradora entulho2


De acordo com o prefeito cândido-motense, a reutilização e reciclagem dos resíduos da construção civil como matéria-prima, traz inúmeros benefícios econômicos e ambientais. Eles minimizam a extração de recursos naturais, cujas reservas em sua grande maioria estão escassas, além de reduzir os níveis de poluição atmosféricos elevados em função da extração, processamento e transporte. Esse processo consequentemente possui um custo menor.

 

trituradora entulho3

 

Ainda segundo o prefeito, a economia com a utilização do equipamento ‘será considerável para o município’. “Este processo gera economia ao nosso município, já que reutilizado o material na manutenção de estradas e vias rurais, resulta na diminuição de aquisição de materiais para execução do serviço. Além disso, há grande importância na preservação do meio ambiente, já que o material que poderia ser descartado será reutilizado em benfeitorias para a população e para o meio ambiente”, disse.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Moreira Junior, reforçou que o reaproveitamento dos resíduos da construção civil pode ser feito dentro ou fora dos canteiros de obras. “Materiais como argamassa, concreto, material cerâmico, madeira, vidro e componentes de vedações, que possuem alto poder de reciclagem, são submetidos à trituração, em que ocorre a quebra dos resíduos em pedaços menores”.

Para a diretora de Departamento de Gestão Ambiental e Resíduos, Elaine Congio, ‘os problemas gerados pelo gerenciamento inadequado do entulho ou até mesmo ausência de planejamento apresentam impactos negativos à sociedade, ao meio ambiente e às indústrias de modo geral’. “A reciclagem e reutilização desses resíduos é o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável, tão almejado atualmente”, disse.

 

trituradora entulho4

 

“Estamos acompanhando de perto este trabalho que tem sido muito bem executado pelos funcionários do aterro controlado municipal, Luciano Croce, Osimar Belanda, Jaime Maia, Antônio de Pádua, Luiz Ribeiro e José Amaro. Também gostaríamos de agradecer o Civap, em especial ao gerente de Projetos Valdeir Figueiredo e o operador da máquina de triturar RCC, o Cassemiro Vieira de Souza”, disse o supervisor do Aterro Controlado, Waldecy Crispim de Oliveira.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP