Creas realiza ações de combate à violência infantil em CM

abuso sexual diad1

Para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em que o Brasil inteiro reflete sobre o caso “Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, a prefeitura de Cândido Mota através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está realizando desde o inicio do ano uma série de ações relacionadas ao tema. No dia em que o país inteiro trata do assunto, 18 de maio, alunos da rede municipal e estadual, representantes de entidades como a Associação Metodista de Ação Social - Amas, Centro Vocacional ‘Frei Paulino’, Santa Casa, Casa São Rafael, Secretarias municipais Assistência Social, Saúde e Educação, ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Fórum,Gisele Romão da Diretoria de Ensino de Assis,assessora do Deputado Sebastião Santos, Tais Rocha, que luta por essa causa e demais pessoas foram às ruas com faixas e entregas de panfletos e outros materiais chamando a atenção da população para este grande mal que vive escondido, mas que está mais presente que muitos imaginam que é a violência sexual contra as crianças.

 

abuso sexual diad2

 

A coordenadora do Creas, Eliane Godoy, destacou que o objetivo destas ações é mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “Temos que falar alto, chamar a atenção, mostrar que a prevenção é a melhor maneira de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos que trabalhar em conjunto, com informações junto aos pais e responsáveis, profissionais das áreas de educação e jurídica, enfim, com a população em geral”, falou Godoy que lembrou que no inicio deste mês foi realizada apresentação da peça ‘Vim Ver Maria’, para aproximadamente 1,8 mil alunos das redes municipal e estadual, que, de forma lúdica, demonstrou ações preventivas para o combate ao abuso e exploração infantil. “Muitas pessoas saíram do local tristes, pois as cenas chocam demais. Imagine então saber que pode estar acontecendo próximo da gente ou até mesmo dentro de casa” indagou a coordenadora do Creas.

 

abuso sexual diad3

 

A secretária de Assistência Social Rosângela Néspolo também falou da prevenção e conscientização. “Temos que trabalhar incansavelmente a questão dos direitos da criança e do adolescente, principalmente ligada ao combate à violência, com os pais e responsáveis, alias, temos que sensibilizar toda a sociedade sobre este tema”.

O prefeito Roberto Bueno destacou a importância da denúncia. “Denuncie. Estamos falando em prevenção, mas se o caso já aconteceu é de extrema importância a denúncia. Qualquer pessoa que souber de algum caso de violência sexual infantil procure o Conselho Tutelar, delegacia, Polícia Militar, ligue para o Disque Denúncia Nacional, no número 100, ou entre em contato com o Creas na nossa cidade no numero 3341-1530. Este momento é muito especial. Eu insisto, qualquer ato contra as crianças tem que ser denunciado”, frisou.

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP