CM realiza ‘Manhã Literária’ com escritor Éder Rafael e alunos do ‘Grupinho Integral’

manha literaria2

 

A Biblioteca Municipal ‘Lucilene Gargel Yera’ foi transformada em um espaço pedagógico na manhã de quarta-feira, dia 11, quando recebeu os alunos dos 1°s anos da EMTI José dos Santos Almeida, o ‘Grupinho’, que participaram da 1ª Oficina de poesia com a participação do poeta cândido-motense Éder Rafael de Araújo. Acompanhados pelos professores da unidade escolar, Márcia Espelho Ortega, Maria Izabel Leme Barreiros, João Rafael de Souza Garcia e Maria Alice Hereman, foram recebidos pela diretora de Cultura Luciane Caron e pelo escritor Éder Rafael, que lançou recentemente na biblioteca municipal o livro ‘Eu no mundo que sou no mundo que é em mim’.

 

manha literaria3

 

“Diante de tamanha descrença na educação pública que muitos estão, nesta ação pedagógica realizada na biblioteca, consegui visualizar um grupo diferente de adolescentes interessados, criando e interagindo. Foram duas horas e meia de um bate papo instrutivo e que com certeza, fez e fará muita diferença na vida de cada um. Uma forma dinâmica de ensinar literatura e poesia. Criaram versos poéticos e foram muito além da escrita, conciliaram com sentimentos, foi simplesmente maravilhoso”, disse Luciane Caron. 
E continuou: “Sou pedagoga, atuei por mais de 20 anos na alfabetização e sempre acreditei que o bom professor consegue levar seus alunos ao êxtase da aprendizagem e foi exatamente isso que vimos ontem. Agradeço nosso poeta Eder Rafael por compartilhar conosco seus conhecimentos, à direção, coordenação e professores da EMTI José dos Santos Almeida pela confiança nesta parceria, a equipe da biblioteca que organizou o espaço com carinho e agradecer sempre o apoio do prefeito Roberto Bueno e secretário Celso Josepetti pela oportunidade de termos este espaço maravilhoso” relatou a diretora de Cultura.

Os professores também enalteceram a ação. “Para os nossos alunos dos 1°s anos da EMTI José dos Santos Almeida que visitaram hoje a Biblioteca Municipal ‘Lucilene Gargel Yera’ e participaram da 1ª Oficina de poesia com a participação do poeta Éder Rafael de Araújo foi de grande importância para o processo de formação dos alunos, que puderam refletir sobre a produção de texto poético e seu papel enquanto aprendiz desta modalidade escrita” falaram os professores Márcia, Maria Izabel, João Rafael e Maria Alice.

 

manha literaria1


O poeta Eder Rafael Araújo conversou com os alunos sobre a produção de um livro de poesias e apresentou algumas ferramentas digitais que podem ajudar aos adolescentes que queiram se aventurar pela escrita. “Saio feliz e realizado de poder participar desse momento lindo. Apresentar poesia aos alunos, novos escritores, foi fantástico. Além disso, propor aos alunos a criação de Haicais que são poemas de origem japonesa que retratam o cotidiano e despertam um olhar poético e ver o resultado foi muito gratificante. Os alunos tiveram a oportunidade de aprenderem sobre essa técnica de poesia e sobre o ‘olhar poético’ e seus benefícios na produção e interpretação de textos. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos da Secretaria de Educação e Cultura, ao Grupinho e os alunos por participarem deste momento”, falou Eder.

 

manha literaria4

 

A diretora da unidade escolar Eliana Belavenuti agradeceu a recepção. “Obrigada pela recepção aos nossos alunos do Grupinho Integral. Retornaram muito empolgados, provando que a literatura cativa e reforça a nossa crença de que só a educação transforma”, ressaltou a professora. Por sua vez, a coordenadora Lígia Ramos de Arruda destacou a ação. “É o que nossos alunos necessitam diante da realidade do mundo moderno. Parcerias devem ser fortalecidas nesse sentido”, relatou. 

O secretário de Educação e Cultura Celso Josepetti parabenizou a iniciativa. “Parabenizo os envolvidos, pois possibilitar às crianças e jovens vivenciarem o mundo da cultura é pavimentar a estrada da cidadania”. Por fim, o prefeito Roberto Bueno, que foi destacado por todos pela nova sede da biblioteca, falou da importância da educação na formação de cidadãos. “No momento em que estamos atravessando, vemos a cada dia crescer mais a certeza de que a educação é a única maneira de transformar uma sociedade. Parabéns a todos os envolvidos nesta ação e que muitas outras aconteçam”, concluiu o prefeito.

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP