CM realiza 3º Festival de Atletismo com público do ‘Cras’

terceiro festival esporte5

 

O Centro de Referência de Assistência Social, Cras, de Cândido Mota, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 9, o 3° Festival de Atletismo com integrantes do ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o ‘Vai-Idoso’. Coordenado pela educadora física Vanessa da Silva Marques, o festival contou com a presença do prefeito Roberto Bueno, secretária de Assistência Social Rosângela Néspolo de Andrade e a diretora do Cras, Thaiza Maroubo de Brito dos Santos.

 

terceiro festival esporte1

 

A professora Vanessa Marques explicou que foram realizadas três provas adaptadas para os idosos, como corrida de resistência, corrida de velocidade e arremesso de pelota. “Separamos as categorias em acima de 80 anos; 75 até 79 anos; 70 a 74 anos; 65 até 69 anos e 60 a 64 anos. O desafio de chegar até a linha de chegada é o que os motiva e o prazer de conseguir é muito gratificante”, falou a educadora física.

 

terceiro festival esporte2

 

Ainda segundo ela, ‘o atletismo ajuda inclusive na prevenção de quedas, melhorando a qualidade de vida e sistema imune’. “Dentre os benefícios psicológicos decorrentes da prática de corrida e outras atividades do atletismo, foram relatados aumento da sensação de bem-estar, diminuição da ansiedade e socialização. Os benefícios são melhora da auto-estima, aumento do tônus muscular, melhora do equilíbrio, aumento da resistência cardiovascular e socialização. É uma grande satisfação realizar uma atividade esportiva como essa, onde o sorriso e a descontração de todos são contagiantes”, disse.

 

terceiro festival esporte3

 

Para a diretora do Cras, as atividades do SCFV - Vai Idoso, dentro da proteção Social Básica de atendimento, ‘vem garantindo no município de Cândido Mota o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Destacamos o comprometimento da educadora física Vanessa e a participação maciça dos idosos nas atividades propostas”, disse Thaiza. 

A secretária Rosângela Néspolo destacou a participação de todos os idosos do ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o ‘Vai-Idoso’. “Este festival é um movimento interessante dentro do ‘Serviço’, o qual estimula os idosos, mesmos os mais debilitados com dificuldades em caminhar ou correr”, ressaltou.

 

terceiro festival esporte4


O prefeito Roberto Bueno, que realizou a entrega de medalhas aos participantes, destacou a importância de ações como o festival de atletismo. “Além da sociabilidade, há a diversão e qualidade de vida. Tudo isso é muito importante não só para os idosos, mas para todos nós. Tenho acompanhado nestes anos todos, o envolvimento dos atletas no Jori, Jogos Regionais dos Idosos, e é simplesmente emocionante. E estar aqui no estádio e ver a alegria dos atletas ao competir e muito gratificante. A Vanessa falou da importância do esporte e isso é comprovado. Parabéns aos atletas e aos profissionais do Cras pelo festival”, disse.

 

 

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links

 

portal


  banner esic

 

 

 

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

 

 




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP