Semana da Mulher destaca exame ‘Papanicolau’ nas unidades de saúde de CM

semana mulher papanicolau3

 

A Secretaria de Saúde de Cândido Mota está realizando a semana da Mulher, com palestras, roda de conversa e horário de atendimento especial para exame ‘Papanicolau’. Na quinta-feira, dia 8, foi realizada palestras com as médicas ginecologistas Micaela Pelegrini Mussi e Liliam Rodrigues Orsolini, no salão da Terceira Idade; dia 9, no distrito de Nova Alexandria, aconteceu roda de conversa com médico ginecologista Júlio Toshio Yamamoto; e no sábado a unidade de saúde central atendeu das 9h às 16h para realização de exames Papanicolau, que tem como principal objetivo detectar células cancerosas no colo do útero. O exame deve ser realizado em todas as mulheres de 21 a 65 anos, pelo menos uma vez no ano. Além do câncer no colo do útero, o exame pode também determinar níveis hormonais, diagnosticar inflamações ou infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis como HPV, sífilis, entre outras.

 

semana mulher papanicolau1

 

“As unidades de saúde atenderão em horário especial, dando oportunidade para todas as mulheres, fora do período normal de atendimento. Ficamos com a unidade central aberta no ultimo sábado das 9 às 16 horas atendendo mulheres para exame de Papanicolau, teste rápido para sífilis, HIV, hepatite, eletrocardiograma e também atendemos a equipe dos atletas dos Jogos Regionais dos Idosos, os ‘Jori’, que participarão da final em Praia Grande. Na segunda-feira, a unidade do bairro São Judas atendeu até às 20h. Será uma semana onde estaremos atendendo conforme o cronograma organizado pela equipe da secretaria de Saúde’, explicou a secretária de Saúde, Amanda Mailio Santana.

 

semana mulher papanicolau4

 

“Gostaria de fazer um agradecimento especial aos nossos colaboradores, as padarias ‘Eziel’, ‘Pieza’, ‘Santa Clara’, ‘Barcelona’, ‘Porto’ e ‘Ki Pão’, que no sábado colaboraram com o café da manhã servido na unidade de saúde central oferecido às mulheres que foram realizar os exames”, lembrou Amanda Mailio.

 

semana mulher papanicolau2


O prefeito Roberto Bueno acompanhou a movimentação na unidade central no sábado e destacou a importância da prevenção. “A Secretaria de Saúde trabalha com ações que visam a conscientização da importância da prevenção. É importante a realização do exame e qualquer dúvida, vocês, mulheres, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Neste calendário da semana de exame de Papanicolau, com atendimento até às 20h, todas poderão procurar a unidade. Basta levar o cartão SUS e conferir os horários de atendimento”, destacou Roberto Bueno. 


Horários de atendimento na semana

• Dia 13, terça feira, até ás 20h: UBS Jd Aeroporto 

• Dia 13, terça feira, até às 19h: ESF Frutal do Campo 

• Dia 14, quarta feira, até às 20h: UBS São Judas 

• Dia 14, quarta feira, até às 20h: UBS Central 

• Dia 15, quinta feira, até às 20h: UBS Jd Aeroporto 

• Dia 15, quinta feira, até às 20h: ESF Nova Alexandria 

• Dia 17, sábado, das 9 às 16h: UBS Central

 

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP