Parceria proporciona limpeza do rio Paranapanema

limpeza paranapanema1

 

A ‘Colônia de Pescadores de Cândido Mota’, em parceria com a prefeitura, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Câmara Municipal, Polícia Militar Ambiental, realizaram o ‘dia da mobilização para limpeza do rio Paranapanema’, no último sábado, dia 24.

Com apoio de sete barcos de pescadores, foi feita a retirada de objetos biodegradáveis do rio, no distrito de Santo Antonio do Paranapanema, o ‘Porto Almeida’.

 

limpeza paranapanema2


Segundo os organizadores, a ação teve o objetivo de cumprir a Lei 11.699 de 13 de julho 2008, art. 3ª no inciso IV, que diz: ‘O meio ambiente é bem de uso comum do povo e essencial qualidade de vida impondo se o poder público e a coletividade o dever de defendê-lo lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações’ (Caput Art. 225 da Constituição Federal).

 

limpeza paranapanema3

 

A ‘Colônia’ pede a colaboração de todos os usuários e moradores dos condomínios que fazem margem ao leito que não joguem seu lixo nas margens e nem mesmo dentro do rio.

 

limpeza paranapanema4

 

“É preciso que a população, que faz uso dessas áreas que se estende ao rio, que evite descartar seu lixo em seus leitos. Procure sempre levar sacos plásticos para que possa acomodar os resíduos, após o retorno a residência, deposite para que o caminhão da coleta de lixo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recolha e descarte o material no local devido”, disse o presidente da ‘Colônia de Pescadores’, Marcos ‘Davi’ Gonçalves Pinto.

 

limpeza paranapanema5


Ele agradeceu o apoio de todos que participaram desta ação. “Precisamos sempre estar unidos, para cuidar do Meio Ambiente, contamos com o apoio de todos e em breve realizaremos uma nova operação limpeza. Todos têm a obrigação de preservar e manter sempre limpo os rios, pois a água doce é o bem precioso e mesmo em abundância, corre o risco de acabar em todo mundo. Amar é preservar, cuidar e respeitar! Água é vida, e merece a atenção de todos”, falou Marcos ‘Davi’.

O prefeito Roberto Bueno, o secretário de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, João Nicolau, e o diretor de Gestão Ambiental e Resíduos, Paulo Moreira Junior, agradeceram os idealizadores da ação. “Necessitamos que houvesse mais dessas iniciativas para que possamos minimizar ao máximo os danos causados ao meio ambiente. É com parceria dessa forma, que devemos trabalhar. Parabéns aos pescadores que fazem parte da ‘Colônia’, a Câmara Municipal e todos que colaboraram de alguma forma”, disseram.

 

limpeza paranapanema6

 

O presidente da Câmara, Luiz Carlos Nicodemos Guedes, parabenizou a atitude dos pescadores, “A remoção dos resíduos, que imprudentemente são lançados em rios, como o ‘Paranapanema’, causam grande transtorno ao meio ambiente. Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa” apontou.

Segundo os organizadores, foi retirado do rio um caminhão de resíduos.

 

limpeza paranapanema7

 

Pesquisar Google

Google

Área Restrita



Links


  banner esic

 

nota_fiscal_-_icone.jpg

  




Prefeitura Municipal de Cândido Mota - Rua Henrique Vasques, 180 - CEP 19880-000 - Telefone (18) 3341-9350 - Cândido Mota - SP